quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Este é um post cinzento


Tinha um vizinho no andar de cima que me sorria todos os dias. Chamava-me pequenita, contava-me anedotas no elevador e passeava o cão pela manhã. De vez em quando apanhava-o no café que fica na esquina do prédio e oferecia-me pastilhas Gorila de laranja.

Há 2 anos enforcou-se na varanda.



Hoje cheguei de carro ao final da tarde. Estacionei perto de casa, demasiado cansada e preguiçosa para pôr o carro na garagem. Desliguei o motor, deixei o rádio ligado e ali fiquei. Estava a chuviscar e senti os músculos dormentes. Suspirei fundo e chorei. Sinto-me perdida, sem mais forças, como se tudo o que eu quisesse era poder ser igual a todos os outros. Ter uma vida igual à de todos. Queria amigos para beber um copo, queria um sofá com um cão e alguém ao lado. Queria ter paz.


E hoje percebo que ninguém me vê. Sei que passo em pontas dos pés, profundamente só.

7 comentários:

Raquel C. Macias disse...

Querida V., não sei quem és nem o que te atormenta. Passo por aqui sempre que posso, como já antes fazia, na tua antiga "morada", porque gosto de te ler, porque gosto de partilhar opiniões, pensamentos e, principalmente, porque gosto de pensar que uma palavra "amiga" (mesmo que de uma desconhecida) pode fazer alguma diferença e de alguma forma ajudar a tornar melhor um dia menos bom.

Já várias vezes te li em dias menos bons, meus e teus mas creio que nunca te tinha lido como hoje. Sei que muitas vezes nos sentimos tão em baixo, tão perdidos, tão cansados que parece que as forças nos falham, que a vontade esmorece e as costelas nos esmagam tudo por dentro, impedindo-nos de respirar... Mas acredita que um novo dia sempre chega e não há mesmo mal que sempre dure. Parece um cliché, até porque eu sou a "Alegria" e tento sempre ver o lado bom das coisas... Mas não é apenas um cliché, é aquilo em que realmente acredito. Por mais tristes que sejam as fases que atravessamos, por maior que seja o desespero que nos assola os dias, por mais que não vejamos portas abertas e setas a indicar-nos o caminho, quando menos esperamos aparece um sinal ou alguém que nos mostra por onde podemos seguir.

Sei que não sou ninguém para te dar conselhos e que nem te conheço... as minhas palavras escritas valem o que valem... Mas eu gosto mesmo de ajudar a que as pessoas se sintam melhor e pouco importa se nos conhecemos ou não. Por vezes parece que te conheço melhor do que a outras pessoas a quem já vi o rosto. Por isso, quando precisares de ânimo para continuar, quando achares que estás só e ninguém dá por ti, lembra-te que a "Alegria" passa por cá só para te ler e que tenho um sorriso sempre pronto para te dar, ainda que virtual.

Não deixes que a tristeza te derrote. Às vezes parece impossível mas acredita em ti e no amanhã... Nunca deixes de sonhar e de lutar!

Beijinhos*

Liliana Garcia disse...

V., mandei-te um mail.

Beijo grande

Karvel disse...

Também me sinto invisível muitas vezes e sou assolada por esse desespero e vontade de desistir... mas erguemo-nos e voltamos à rotina, disfarçando o que realmente nos passa pela cabeça.
O que mais se pode fazer é esperar que passe, comer chocolate, ou fazer compras!

continuando assim... disse...

a solidão nunca está só ....

Lucky13 disse...

Não estejas tão certa da tua "invisibilidade", deixas quem te tem em consideração triste.

A vida é simples, nós é que a complicamos...tenho sofá, cães e companhia para dar

Fénix disse...

O post pôs-me a pensar...
Também eu tive um vizinho muito simpático, que conhecia desde que nasci... e que um dia decidiu não partilhar mais a sua vida connosco...

Talvez também não tenha aguentado a solidão em que vivia apesar de ter 4 filhos e um deles ainda viver com ele na altura...

Tenho medo de que as minhas opções também me levem a essa solidão um dia...
Tenho medo que dar demasiada importância ao lado profissional me faça negligenciar tudo resto...

Obrigada por me teres chamado à atenção...

Jo@ocupada disse...

Sabes qual é a melhor coisa dos dias cinzentos? É que seguramente após, um dia, uma semana ou até mesmo, um ano cinzento, quando o sol sai, aquece muito mais do que antes.

Don’t let your life pass you by.

Um bejinho muito grande de uma perfeita desconhecida

P.S.- Por mais sozinha que te sintas, se olhares verdadeiramente à tua volta, vais ver que não estás. Demorei algum tempo a perceber isso...