sábado, 14 de novembro de 2009

RIP


Morreu Robert Enke. E apesar de ter sido guarda redes do Benfica o senhor não me dizia nada de especial. Não o conhecia, não sabia as suas dores, nem gostava especialmente dele como guarda-redes.


Mas irrita-me que, no dia da notícia, oiça comentários como " Ah, mas ele tinha tudo. Que parvoíce tão grande do senhor!". A primeira frase já me deixa nervosa. "Tinha tudo?" O que é ter-se tudo? Uma profissão, família, dinheiro? É suficiente para a felicidade ou apaziguar a alma? Ou assumimos os modelos predefinidos de felicidade como verdades absolutas e transversais?


Já o disse e sinto-o na pele todos os dias: a tristeza tem raízes profundas.

Entranha-se na alma e fica. Permanece. Consome. E só uma alma com um tormento maior que o Mundo e de uma dimensão que quem não a sente não a pode nunca compreender, procura a luz de salvação na de um comboio na sua direcção.


3 comentários:

Jo@ocupada disse...

'Temos, todos que vivemos,
uma vida que é vivida
e outra vida que é pensada,
e a única vida que temos
é essa que é dividida
entre a verdadeira e a errada.'

Fernando Pessoa

Espero verdadeiramente que um dia, as tuas palavras deixem de transmitir uma tristeza tão angustiante.

Bjinho

Lucky13 disse...

A tristeza consome aqueles que nada tentam fazer para a evitar, para dar a volta e voltar a ser feliz...cada um tem os seus problemas, nunca se tem tudo mas uma coisa é certa...nada justifica a dor que vai acompanhar os que cá ficam e isso é puro egoísmo

Marias disse...

I have a dark passenger...

às vezes tenho.