domingo, 18 de abril de 2010

Igreja Católica (2)

A quem fica muito chocado com os comentários a essa grande entidade designada de Igreja Católica eu só posso dizer que não tenho nada contra Deus. Esse deve estar lá pelo céu demasiado ocupado a tratar das vítimas dos sismos e das tempestades para ainda se ter de preocupar com as bestas que o representam. Se estou a falar do Papa? Também. É que não disse (ler bem o que está em baixo) que o sr. era pedófilo, mas que varria a pedófilia para debaixo do tapete. Se é ele que os deve prender? Obviamente que não. Se tem obrigação de os denunciar? A mim parece-me que sim. Estejam com um tumor no cérebro ou a passar férias em Tenerife acho que os pedófilos devem ser denunciados . Picuinhice minha, que fazer? E se por um lado a culpa é dos media que se pelam por estas notícias, existe sempre uma alma da igreja que não se importa de lançar chamas à fogueira. Eu até poderia comentar este artigo: ( http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=168820) . Mas jamais o faria de forma melhor que ela.
Outro dos pontos altos é que a culpa da pedófilia acaba por ser a homossexualidade! E aqui confesso ter ficado assim para o baralhada. Quase tanto como anda a Igreja Católica (ou, perdoem-me, alguns dos seus ilustres representantes!).

3 comentários:

Francisco disse...

Viviane, sabes o que acho destes comentários? Acho que são uma ponte para o diálogo e se toda a gente o fizesse, não apostando apenas em acusações, talvez tudo melhorasse.
Mais uma vez, digo-te que compreendo o teu ponto de vista. Sou católico e não penses que estou de acordo com tudo aquilo que é seguido pela Igreja enquanto instituição. Por exemplo, não estou de acordo que o Vaticano seja recheado de relíquias e de obras valiosíssimas e que quem viva neste Mini-Estado tenha uma vida luxuosa, enquanto existem milhões e milhões de pessoas necessitadas. Não estou de acordo que aquando da visita do Papa Bento XVI a Portugal, se vendam t-shirts, lenços, medalhas e tudo aquilo que se lembrarem, tentando impingir aos fiéis estas coisas. Não gosto porque é folclore, e ainda ontem numa reunião onde discutíamos o tema, deixei escapar "Por amor de Deus, Jesus Cristo andava apenas com uma túnica", isto porque tem que se gastar entre 3 a 5 euros por uma simples t-shirt.
Mas voltando ao caso da pedofilia, eu concordo que houve negligência em muitos casos e eu sou o primeiro a defender que estes sacerdotes, tal como QUALQUER outro criminoso, devem ser entregues à justiça. Também sei que há comentários deploráveis e há outros que parecem muito maus, mas não são bem interpretados, levando a ideias erradas.
No entanto, é o nome de toda uma Igreja, que inclui fiéis, que está na lama e que é arrastada para um escândalo que não é exclusivo da Igreja. Tenho a certeza absoluta que existem sacerdotes que são excelentes pessoas, que são celibatários e que vivem tranquilos com este modo de estar na vida. Tal como tenho a certeza absoluta, que muitos deles e que muitos dos fiéis, estão dispostos a travar e a combater este drama, naquilo que lhes seja possível.
Agora, também sei que a comunicação social está a explorar este caso, para lucrar com ele, tal como em muitos outros, desde desaparecimentos de crianças, a catástrofes naturais, processos judiciais, etc.
E aqui sou contra, sou contra que se generalize algo que não pode ser generalizado e que é incorrecto.
E quanto ao Papa, ele já pode ter dito muitas palavras polémicas, pode não ser a simpatia em pessoa e não agradar a muita gente, mas não vejo nele nenhum crime.

Abraço:P

fd disse...

Eh pá, mas o que é que tu tens contra este Papa? Mais uma vez não gostei nada de como o trataste. Pelo menos que usasses um palavrão ou outro.

No meu tempo, há muito tempo, quando “descobri” que Deus não existia, ficava revoltado por a Igreja fomentar a ignorância, por querer pôr os crentes a procriar mesmo que aumentassem as DST, por se imiscuir nos actos de vida humanos, por ter escolinhas para formatar as cabecinhas das criancinhas, por procurar o sagrado nos sítios errados (para não ser mais brejeiro), para já não falar no que aconteceu há uns séculos. Subscrevia (e subscrevo) o cognome assassino do Papa anterior (aquele de quem tu gostas :D) por se opor ao preservativo. Agora, estou cansado. E também sei que são resistência à barbárie e fazem muito pelos desfavorecidos e até pela sociedade, apesar de gostarem assumir essas aptidões como católicas e não como humanas, para continuarem a vender a marca. Muito mais do que eu faço.

Se este blog tivesse mais que os míseros milhares de leitores que tem seria contraproducente estar a hostilizar assim o Papa-criancinhas. Pelo menos essa é a minha experiência. Isto porque obrigaria os crentes a escolher. E é fácil à Igreja também tentar passar por vítima (como já está a tentar). Acho que temos que fazer o melhor com a realidade existente, o que incluí envolver os fieis. E sim, denunciar quem abusa e compromete o futuro dos outros, especialmente dos mais indefesos, para se mudarem comportamentos (ou ocultações). A Igreja, essa, não cairá, porque serve necessidades humanas.

Lucky13 disse...

Para mim a Igreja Católica tornou-se pura e simplesmente numa empresa que gera lucros...

Até podem existir, e acredito que existam, pessoas que respeitem a doutrina e sigam esse modo de vida como diz o Francisco mas acho que o "abafar" e o "fazer vista grossa" não podem ser permitidos e numa Entidade que deveria dar o exemplo da Justiça e Igualdade para todos, muito menos!!

Sim, aponto o dedo à Igreja Católica e aos seus representantes culpando-os unicamente pela imagem que a Igreja Católica tem hoje em dia, porque foram eles que permitiram todos estes escândalos e nada fizeram...