terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Bad medicine


Tenho uma dor de cabeça que me acompanha há 3 dias. Tem acordado comigo, surda, de mansinho, lentamente e não passa com ibuprofeno, indometacina, paracetamol, metamizol e afins (por esta altura já devo ter um buraco no estômago do tamanho de uma bola de ténis).

Sábado estive de banco. A sina de um banco de Cardiologia são os pedidos de ecocardiogramas. Não que não os goste de fazer, pelo contrário, não gosto é que não os saibam pedir.

Eu ganho uns 10euros/hora para estar de fim de semana no Hospital (uma miséria tendo em conta que a empregada da minha amiga ganha 7e50). Os contratados ganham 70. Particularidades de um SNS que começa a não ter sentido nenhum. O porquê de um médico ganhar 7 vezes menos para trabalhar no seu hospital do que noutro que não é seu a fazer biscates, ultrapassa-me.

Mas um destes colegas pediu-me um ecocardiograma para excluir tromboembolismo pulmonar (uma doença em que existem trombos que se soltam e vão "entupir" os vasos do pulmão originando dor no peito, falta de ar,etc..) . Tudo bem excepto se:

1- O ecocardiograma não servisse para excluir tromboembolismo. Felizmente são poucas as vezes em que o tromboembolismo causa sobrecarga a nível do coração.

2-O dito cujo ter-se esquecido de falar com a doente que gritava desalmadamente quando lhe tocava nas costelas.

Pois é, o peito da senhora não doía por causa de um tromboembolismo. Era mesmo porque tinha caído nas escadas e fracturado 7 costelas.



PS - 70 euros à hora, sim senhora, não estou a brincar. Do meu bolso e dos vossos. Para isto.

2 comentários:

Liliana Garcia disse...

Ver um profissionalismo destes até dói...haja paciência!

continuando assim... disse...

falar dava muito trabalho ...loool e eles tinham que despachar aquilo!!

e pagamos nós pois claro que sim .... que paiszito este ..

á um livro fantástico de comida vegetariana :)

se o encontrar pos aqui posto lá a foto
as receitas são facílimas :)