quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

The Curse

Os médicos têm 2 facetas distintas.

Ontem disseram-me que existia um derrame pericárdico para picar* . Levantei as orelhitas (qual animal em busca da presa), esfreguei as mãos e lá fui eu saltitante. Não há volta a dar-lhe. Estas são as coisas que quem gosta de ser médico adora fazer: cortar, picar, acertar no diagnóstico mais raro...

E depois percebi que era um rapaz de 37 anos. Que tinha uma Neoplasia do Pulmão e que aquele só poderia ser um derrame metastático. E aí ser-se médico é a pior coisa do Mundo: porque se sabe.

Porque eu sei que a Izzie não pode viver muito com um melanoma com metastização cerebral. E essa é uma maldição que ganhamos quando nos tornamos médicos: a de saber. E enquanto todo o resto do Mundo pode acreditar que ela e o Alex vivem felizes para sempre, nós sabemos que não. E tantas vezes as Izzies são os nossos pais, os avós, os amigos, os irmãos, nós próprios....

E porque sou consciente da importância que a esperança tem na melhoria do prognóstico e da qualidade de vida dos meus doentes sigo 2 pressupostos na minha prática: 1)não minto; 2)não elimino a esperança.

Por isso quando ele me perguntou porque é que o derrame se tinha formado à volta do coração, respondi que só poderíamos ter a certeza da causa quando tivéssemos o resultado citológico do líquido. Por isso sorri-lhe quando me disse que se sentia muito melhor. "Ainda bem", respondi.

E fechei a porta levemente atrás de mim: com o coração na boca e o peso do Mundo na alma.


* Já vos expliquei a técnica num blog vosso conhecido (chama-se pericardiocentese e pica-se o pericardio - uma membrana à volta do coração - para retirar líquido que lá se acumula.
** Para dúvidas de palavreado técnico é só perguntar:)

5 comentários:

Lucky13 disse...

Felizmente fazes parte de um de 2 rupos de médicos, os que se importam e preocupam. Depois há os outros, que quanto menos fizerem melhor, fogem do trabalho como o Diabo da cruz!
Sinto-me orgulhoso por seres como és

Liliana Garcia disse...

Curiosamente, ontem à tarde fui visitar, ao hospital, um amigo, ex-namorado, que está internado por causa de uma infecção no pericárdio (acho que é isso).

Que o rapaz apanhe boas mãos como as tuas ;)

Viviane disse...

Raquel: Provavelmente só uma pericardite, que é frequente nos jovens e nesta altura do ano. :) Certamente ainda estará em melhores mãos!. Beijinhos

Anónimo: Humpf!

Miss Complicações disse...

Por vezes penso que seríamos bem mais felizes vivendo na ignorância. A minha bisavó morreu com cancro, o qual só foi detectado quando nada havia nada a fazer. Era velhinha e viveu feliz sem saber o que tinha.

Hoje as pessoas sabem. Existem estudos, dados, números e estatísticas. Infelizmente, tenho na família um caso de cancro do pulmão. Neste caso "apanhou" uma pessoa formada e que sabe exactamente o que tem e com o que conta.
Cabe-nos a nós tentar alimentar a esperança se bem que no fundo nós sabemos. Não é fácil.

Mysterious Girl disse...

Quero te dar os parabéns pela profissão que tens. que não é nada fácil, mas sinto que te preocupas com as pessoas, e a isso chama-se vocação! Era bom que todos os médicos fossem assim :)

Beijinhos*


ps: a nossa profissão é um bocadinho "rival" lol, os médicos e farmacêuticos não se dão mto bem ;) lol