domingo, 14 de fevereiro de 2010

Camarão com molho picante de pimentão


Gosto de cozinhar. Desde que sejam poucas vezes, com tempo. A cozinha, essa, fica transformada e revirada ao contrário para grande tormento da minha mãe. Na maior parte das vezes (como hoje) não cozinho por pura preguiça de lavar a loiça (essa sim a tarefa doméstica mais odiosa do Mundo).

E porque me contentei com iogurte, pão e fiambre e pedaços de ananás, aqui fica a receita que (não) me apetecia fazer hoje... Não me perguntem quantidades que tudo o que faço é a "olho".

Massa de Camarão com molho picante de pimentão

1. Massa
- Cozer o esparguete (al dente) em água com pouco sal. Retirar da água e reservar.

2. Camarão

Aqui deixo o tipo de camarão ao critério de cada um. Eu confesso que gosto mesmo é daqueles pequeninos, já descascados mas pode-se fazer com outros. Quando o camarão é do grande aconselho a cozer previamente e descascar.

- Descascar e picar alho (uns 5 ou 6 dentes se for para 2 pessoas)

- Numa panela deitar azeite e pôr em lume baixinho. Juntar os alhos e deixar fritar, devagarinho.

- Juntar os camarões pequeninos congelados depois de o alho já lá ter estado um bocadinho (não convém deixar o alho "torrar"

- Juntar pimentão doce (colorao, uma colher de chá ) e umas 5 malaguetas secas (se tiverem picante caseiro melhor, senão usem malaguetas, partam-nas aos bocadinhos previamente para soltar as pevides picantes).

-Juntar um fio de vinho branco e deixar o molho "apurar"

Juntar a massa aos camarões e mexer bem!Juntar 2 ou 3 folhinhas de coentros e servir!
Bon apetit!
PS: Esqueci-me do sal; algures qdo estao a fritar os camaroes, qb, ao gosto individual

6 comentários:

Lucky13 disse...

E que belo petisco que isto é!!
Com a vinhaça e companhia certas fica um almoço/jantar perfeito!


E no fim lavo a loiça pq até gosto...

sick boy disse...

até eu q nao morro de amores por camarão fiquei cheio de apetite!!!
fica a sugestão de um Cabernet Sauvignon Rose da Quinta de Alcube, ali pros lados das Serras de São Francisco e São Luís bem no meio da Arrábida...

Mysterious Girl disse...

Eu faço uma receita parecida! ai que bom =) agora fiquei com fome ..

PS: Detesto detesto ter que lavar louça...e arrumar a cozinha. E já agora passar a ferro. Mas cozinhar adoro adoro adoro...nobody's perfect.

Anónimo disse...

Vou experimentar a tua receita, depois digo-te se ficou boa! ;)
Bjinhos, Andy

Ana disse...

hummm...

agora fiquei com fome! ;P

fd disse...

Interessante conflito de forças: “preguiça” para os efeitos secundários mas vontade e força suficiente para escrever a receita do que te apetecia fazer, visualizando as etapas do processo. Fica a fotografia. Para pessoas preguiçosas (ou práticas, conforme a perspectiva), inventaram a máquina de lavar e já agora, os restaurantes, o take-away, a papa nestum, etc… ok, além dos já referidos iogurtes.