quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ide passear, sim?


Se há coisita que me mete os nervos em franja são os falsos moralismos. Ao que parece a Sr. Ministra veio dizer que queria parar o êxodo dos médicos para os sistemas de saúde privados (CM). E dou com comentários de "gente entendida" do nível de " Ah, os médicos são é uns malandros, querem só ganhar dinheiro".




E tudo isto merece-me os seguintes comentários:




1. À ministra: quando esta senhora diz que não há dinheiro para combater o assédio dos privados eu concordo. Mas, o que eu não percebo, é porque é que em vez de se contratar pessoas, com salários dignos, se opta por contratar uma empresa prestadora de serviços com médicos que ganham 70euros à hora para fazer serviços de urgência (os restante 30 que perfazem os 100/h são para a dita empresa). Pois, porque uma empresa não tem filhos, nem fica doente e não ganha subsídios de férias. Então funcionamos com remendos caros: pagamos a peso de ouro pessoas que apenas vêm os doentes poucas horas por semana, não têm qualquer responsabilidade no seu seguimento, no seu bem estar, no processo de cura/tratamento da doença. São tapa buracos. Muito caros e geralmente de fraca qualidade. E, por outro lado, não integram equipas hospitalares, não formam internos, não projectam melhorias nem crescimento dos serviços e instituições. Porque saem, sem vínculo, às 8 da manhã do dia seguinte.


O que tenho a dizer à ministra é somente: o barato sai caro.


2. Aos senhores dos comentários devo elogiar todo o seu sentido cívico e altruísmo porque certamente doam 1/3 dos seus salários a instituições e usam chibatas em autoflagelo cada vez que lhes propõem subida de ordenado e condições de trabalho infinitamente melhores.

2 comentários:

Lucky13 disse...

Quando encontrar alguém que na sua vida profissional não queira ganhar dinheiro faço uma festa...

Não me venham dizer que os médicos são uns malandros ou uns mercenários por irem para onde lhes pagam mais, eu fazia o mesmo!E aposto que mta gente o faria se os convidassem...

Quando for grande quero ser pago a 70€/hora ao invés dos tristes 7€hora que recebo...

Carlos Rangel disse...

São estratagemas para dar de comer a mais gente e a mais amigalhaços... É que isto andar neste estado interessa a muita gente.

Bjs!